Sobre o Filme "X-Men: Primeira Classe" e a Franquia X-Men


Eu não podia de jeito nenhum deixar de comentar aqui no blog sobre o meu filme preferido de 2011. É claro que estou falando de X-Men: First Class!
A franquia X-Men é de longe a minha favorita de todas as franquias de super heróis. Até por que eu sempre adorei os X-Men, os desenhos, os quadrinhos e os filmes.
Fazendo uma retrospectiva da franquia:
"X-Men - O Filme" é um marco do cinema. Depois dos dois primeiros filmes da séria cinematográfica do Batman dirigidos pelo Tim Burton, X-Men foi o primeiro a levar a sério sua história de super heróis, elevando o conceito do filme acima do gênero ação ou ficção científica, estabelecendo arcos dramáticos realistas e verossímeis.

"X-Men 2" é o ápice da série. De longe o melhor da franquia (isso incluindo X-Men Primeira Classe). Tudo muito bem feito, bem amarrado e bem construído.
"X-Men - O Confronto Final" me decepcionou um pouco. Talvez seja o melhor de todos no quesito ação e efeitos especiais, mas o diretor Brett Ratner pareceu não concordar muito com os planos que Bryan Singer, que dirigiu os dois primeiros, tinha para a série. Enfiou um monte de personagens no enredo que ficou sem foco e para tentar concluir o arco narrativo da chamada "Trilogia X-Men" acabou deixando mais pontas soltas.

Em seguida veio o primeiro de uma série de filmes que estão surgindo sobre a origem dos mutantes mais famosos. "X-Men Origins: Wolverine" é inferior aos outros três filmes de uma forma gritante. Teve os mesmos problemas de "continuidade" e excesso de personagens do filme anterior, isso fora o roteiro fraco que se perdeu na onda de clichês que invadiu as adaptações de super heróis - coisa da qual os 3 primeiros filmes da série conseguiram fugir.


Então veio "X-Men: Primeira Classe". Inicialmente não dei muito crédito e achei que tinha tudo para ser ruim, mas acabou entrando no meu pódio como o 2º melhor filme da franquia!

Tem furos de roteiro gritantes e algumas cenas dão vergonha alheia, mas como eu não esperava nada desse filme, ele me surpreendeu um tanto! Mesmo sendo forçada em vários aspectos, foi muito bem feita a construção da relação entre os personagens, sobretudo entre Xavier, Magneto e Mística (que foi a personagem melhor desenvolvida na trama toda, apesar da discrepância com os quadrinhos). Os detalhes dos diálogos que constroem essas relações foram muito bem pensados.

O contexto histórico foi estabelecido com certa genialidade e as cenas de ação são instigantes. Sim, instigantes! Eu sei que esse não é um termo muito usado para cenas de ação, mas foi essa a sensação que me passaram!

O filme peca nos efeitos especiais e na direção de arte em várias cenas, assim como no fato de que, apesar de ter sido muito bem pensado para manter a coerência com a trilogia original(ao contrário de "X-Men Origins: Wolverine"), o filme não carrega a mesma densidade dramática que os outros carregam e nem a mesma química entre personagens e atores. James McAvoy e Michael Fassbender ainda precisam de muito feijão com arroz para faiscarem em cena como acontece com Patrick Stewart e Ian McKellen.

No geral é um dos melhores do ano e me fez empolgar de novo com os X-Men, coisa que o "X-Men Origins: Wolverine" não conseguiu...

Eu gostei muito da trilha sonora! Acho que exagera as vezes e em outras cai no clichê, mas é marcante.
Aquele tema de Magneto gruda na cabeça!

A Fox confirmou os próximos dois filmes da franquia, que serão "The Wolverine", que será baseado na HQ clássica "Eu, Wolverine" e a sequência "X-Men Origins: Deadpool". Sinceramente nenhum dos projetos me chama atenção e não espero grande coisa deles. Creio que "The Wolverine" terá uma proposta interessante e a unica coisa que me anima em relação a ele é o fato de que será dirigido por Darren Aronofsky (do queridinho "Cisne Negro").
Não me pergunte por que raios alguém que não conhece os quadrinhos quer ver um filme sobre o Deadpool.

Das notícias que a Fox divulgou, as mais interessantes são apenas ideias que eles tem, que são de fazer uma continuação para a trilogia original mais à frente, e talvez antes disso, uma continuação para X-Men First Class.
É esperar para ver!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre X-Men: 10 razões para amar os X-Men do Bryan Singer

Sobre X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - A Análise Definitiva

Sobre a Franquia de Super Heróis da Fox : E se...? Pt 2