Alguns Comentários Curtos SOBRE Filmes Diversos
Preparem-se! Trouxe alguns dos meus comentários do Filmow pra cá sobre filmes diversos! Se estiver curioso sobre blockbusters de 2013 e 2014, clássicos do século XX e undergrounds do início dos anos 2000, continue lendo!
Guardiões da Galáxia (2014)
Divertido.
Tem ótimas cenas.
Mas o povo falou tanto e tão bem dele, que o filme terminou e eu estava com uma pontinha (de iceberg) de decepção...
Roma – Cidade Aberta (1945)
Um enredo bem escrito e bem filmado - principalmente para um filme que chamaríamos de "baixo orçamento".
Uma história que sensibiliza, mas que, mesmo com seus diálogos profundos, é contada de maneira fria e seca, sem poetizações da realidade, como exige o movimento ao qual inaugurou (neorrealismo italiano).
Frozen (2013)
Superestimado.
Não que ele
seja ruim. É um ótimo filme de animação, mas que some perto de tantos outros
melhores - inclusive os de "princesas Disney". Ainda estou tentando
entender o sucesso desse filme.
É por causa de Let it Go? (que encontra rivais muito melhores que ela e que fizeram menos sucesso em outros filmes da Disney).
Ou foi simplesmente por fugir do clichê num discurso claramente feito pra conquistar as novas demandas sociais?
Sendo estes os motivos ou não, o filme tem uma apresentação bem corrida das personagens e um desenvolvimento lento, ou seja, o enredo poderia ser melhor distribuído.
Assim como posso dizer que as músicas da Disney já foram melhores... Aliás aquele mash up inicial com Let it Go e a música da Anna não colou MESMO.
Tem momentos belos - visualmente ou textualmente. Os efeitos dos poderes de Elsa são belíssimos, assim como temos o que popularmente chamamos de "cenas e frases 'fofas'".
Aliás, os melhores personagens são Olaf e Sven :P A Anna é legal e a Elsa dramática. O err... plot twist no final com o Hans, além de previsível, foi forçado. Kristoff tem seu carisma.
Mas no geral achei bem mediano - inclusive no discurso "inovador".
Animações Disney não-pixar de princesas recentes, mil vezes "Enrolados" ;)
Cisne Negro (2010)
Já comentei sobre ele aqui. Lembro de ter AMADO o filme quando assisti. Continuo amando, e achando uma pérola do cinema do século XXI. Mas com o tempo e algumas revisitadas ele começa a ficar problemático.
É por causa de Let it Go? (que encontra rivais muito melhores que ela e que fizeram menos sucesso em outros filmes da Disney).
Ou foi simplesmente por fugir do clichê num discurso claramente feito pra conquistar as novas demandas sociais?
Sendo estes os motivos ou não, o filme tem uma apresentação bem corrida das personagens e um desenvolvimento lento, ou seja, o enredo poderia ser melhor distribuído.
Assim como posso dizer que as músicas da Disney já foram melhores... Aliás aquele mash up inicial com Let it Go e a música da Anna não colou MESMO.
Tem momentos belos - visualmente ou textualmente. Os efeitos dos poderes de Elsa são belíssimos, assim como temos o que popularmente chamamos de "cenas e frases 'fofas'".
Aliás, os melhores personagens são Olaf e Sven :P A Anna é legal e a Elsa dramática. O err... plot twist no final com o Hans, além de previsível, foi forçado. Kristoff tem seu carisma.
Mas no geral achei bem mediano - inclusive no discurso "inovador".
Animações Disney não-pixar de princesas recentes, mil vezes "Enrolados" ;)
Cisne Negro (2010)
Já comentei sobre ele aqui. Lembro de ter AMADO o filme quando assisti. Continuo amando, e achando uma pérola do cinema do século XXI. Mas com o tempo e algumas revisitadas ele começa a ficar problemático.
Um beijo de
"Repulsa ao Sexo" do Polanski, "Gritos e Sussurros" do Bergman
nos quesitos de teor psicológico, sexual e paranóia e um beijo de "Inverno
de Sangue em Veneza" do Nicolas Roeg, "Veludo Azul" do Lynch e
"Suspiria" do Dario Argento no teor clima, suspense, viagem e
"perturbação".
Wolverine – Imortal (2013)
Chato.
Tanto que estou com preguiça de delongar muito a respeito.
Homem de Aço (2013)
Longo além da conta.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)
Olha. Eu sempre defendi o Timur Bekmambetov de quem achava que ele só dirigia filme ruim.
Wolverine – Imortal (2013)
Chato.
Tanto que estou com preguiça de delongar muito a respeito.
Homem de Aço (2013)
Longo além da conta.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)
Olha. Eu sempre defendi o Timur Bekmambetov de quem achava que ele só dirigia filme ruim.
O cara tem
uma criatividade sem limites para o exagero em cenas de ação. Eu simplesmente
AMO e me divirto vendo Guardiões da Noite, Guardiões do Dia e O Procurado.
Achei que,
apesar das críticas, eu fosse adorar Abraham Lincoln também.
Mas não
desceu não, viu gente.
Me ajuda aí,
Timur... assim não dá pra ficar te defendendo sempre...
Inverno de
Sangue em Veneza (1973)
Pensa num filme estiloso? O uso das cores, a montagem...
Pensa num filme estiloso? O uso das cores, a montagem...
A poesia
visual, a sensação de suspense crescente. Perturbador, assustador ao seu modo.
Aquele suspense em que você fica com a sensação ruim de que algo terrível vai
acontecer - e como alguém disse aí embaixo, é justamente disso que se trata o
filme - e quando chega ao desfecho, seu coração antes disparado pela tensão, se
aperta.
Carrie
(2013)
Brian DePalma meu fii, cadê você pra ensinar essa tal de Kimberly a dirigir um filme?
Brian DePalma meu fii, cadê você pra ensinar essa tal de Kimberly a dirigir um filme?
Sissy
Spacek, meu bem, ensina a Chloe como é que atua por que o negócio tá tenso!
Julianne
Moore SEEEEMPRE diva, mesmo que a direção e o roteiro não tenham ajudado em
nada, então ainda acho a Sra. White da Piper Laurie mais assustadora.
O original
tinha um drama denso, cenas convincentes e as cenas de terror eram realmente
assustadoras. E COMO gente, em pleno 2013 alguém consegue fazer cenas com
efeitos especiais bem menos convincentes do que um filme de 1976 minha gente?
Não dá pra
não comparar com o outro, sorry!
Esse filme
está fadado ao esquecimento.
Até o de
2002 é bem melhor, /1bjo
Os Suspeitos (2013)
Os Suspeitos (2013)
Eu sempre
reclamo da falta de um número maior de filmes de suspense que valham a pena em
sua totalidade.
"Prisoners"
é uma das raridades.
O filme
poderia ser mais curto, é verdade.
Mas que
roteiro! Não subestima a inteligência do espectador em nenhum momento a
despeito da quantidade de reviravoltas.
Ele dá todas
as pistas necessárias para que o caso se resolva por completo, sem porém perder
tempo com flashbacks explicativos, diálogos excessivamente expositivos e
reviravoltas forçadas, que são erros frequentes em filmes no formato
"quebra-cabeça" com reviravolta.
Direção
segura, atuações, NUSS! todo mundo está bem, até o Jake (de quem não costumo
gostar).
Mas apesar
da maioria dos comentários, destaco a atuação do Paul Dano, que pra mim é bem
subestimado em hollywood. Um dos atores jovens mais talentosos.
Um dos
melhores do ano! Definitivamente.
Estava com
saudades de ver um filme tão bem escrito!
Sobrenatural
– Capítulo 2 (2013)
SOCORRO! Alguém chama o Ryan Murphy pra ensinar o James Wan como trabalhar direito o "além".
SOCORRO! Alguém chama o Ryan Murphy pra ensinar o James Wan como trabalhar direito o "além".
Não consigo
entender como Wan fez Invocação do Mal e Sobrenatural 2 no mesmo ano. A
impressão que fica é que ele se dedicou mais ao "The Conjuring" do
que ao "Insidious 2", que parece ter sido feito às pressas.
A ideia de
fechar os arcos soltos no primeiro poderia ser boa se fosse trabalhada com a
mesma sutileza e percepção visual dos dois primeiros atos do primeiro filme,
mas pelo amor de Deus, minha gente. Alguém avisa a eles que um bom roteiro não
precisa desse carnaval todo pra ser inteligente? Dava pra ter feito uma reviravolta
bem parecida sem enfiar todos aqueles elementos que parecem ter saído da série
adolescente "Clube do Terror".
A dupla Wan
e Whannell prometia várias coisa interessantes depois dos dois primeiros
"Jogos Mortais" e do 'quase' "Gritos Mortais".
"Sobrenatural" em seus dois primeiros atos beirava a genialidade. Wan
mostrou toda a sua capacidade mesmo em "The Conjuring", só lamento
que quando ele resolveu mostrar que podia salvar o gênero, resolveu aposentar
os assassinatos e assombrações...
À Beira do
Abismo (2012)
É o típico
filme de ação "inteligente" hollywoodiano.
Para o que
se propõe cumpre bem o seu papel.
Nenhuma
atuação digna de nota, bem previsível, mesmos estereótipos e até os mesmos
alívios cômicos pouco convincentes, mas tem seus momentos de tensão graças a
uma direção ágil e roteiro bem escrito - cliché, apesar da ideia, mas bem
escrito.
Um bom
entretenimento leve pras horas vagas.
Os Famosos e
Os Duendes da Morte (2010)
Não sei dar nota a este filme.
Não sei dar nota a este filme.
Não sei se
vi uma produção subjetiva pretensiosa ou um exercício genuíno de cinema de
arte.
Tudo o que
sei é que carregarei esse filme por um longo tempo - pelo menos - na minha
cabeça. Chovendo no molhado: belíssima poesia. Como alguém que já foi um
adolescente introspectivo do interior como eu não se identificar?
Sombras da
Noite (2012)
Tim Burton
já esteve em melhor forma (e o Depp também).
O filme
parece não decidir entre ser uma comédia de humor negro ou um filme de terror.
Eu ia gostar
se tivesse decidido por qualquer um dos dois. Se tivesse decidido pra comédia,
seria uma concorrência MUITO boa pra Família Addams entre as minhas preferidas.
Em
contrapartida acho que seria perfeito se tivesse focado no aspecto macabro
assim como ele fez em Sleepy Hollow e Sweeney Todd...
Ou ele
falava sobre a adaptação da família (e do BArnabas) - a comédia - ou ele falava
do drama pessoal de Barnabas com seus demônios pessoais com Angelique - o
terror. Não focar em nenhuma das duas coisas deixou o filme raso...
O filme não
é ruim, mas é incômodo.
A direção de
arte é fantástica, e a trilha sonora tbm... ADOREI a Eva Green... Queria que a
Pfeiffer tivesse dado mais sangue nessa interpretação, mas não deu...
E também
fiquei com vergonha alheia da [SPOILER ALERT] adolescente lobisomem .-. aquilo
foi completamente desnecessário e deveria ter sido melhor trabalhado ANTES da
revelação pra não ficar random. [/SPOILER ALERT].
Revelação (2000)
Revelação (2000)
Por incrível
que pareça, ao contrário da maioria dos outros filmes, em 13 anos esse filme
teve a história bem envelhecida, por não ser forte o suficiente. Mas a direção
permanece intacta.
Fotografia,
movimentos de câmera, todas essas minúcias técnicas tão bem feitas que tornam o
filme um suspense delicioso de se assistir. Infelizmente isso nao acontece com
os sustos e os efeitos especiais do final.
Mas vale a
pena a revisita... Zemeckis dá uma AULA de como filmar referenciando e
reverenciando (como li num blog) Hitchcock e tudo o mais...
Guardiões da
Noite (2004)
Temos as
pessoas loucas que acham esse filme a ultima bolacha do pacote.
E tem os que
não sabem apreciar um bom filme comercial, de entretenimento e que não tem
nenhum compromisso com a realidade ou com alguma filosofia.
Esse filme é
pura diversão e a história é divertidíssima e - num nível raso - consegue até
ser transgressor. Timur Bekmambetov dirige algumas das melhores cenas absurdas
e exageradas de ação que já vi e ainda é cru na sua direção.
Um dos meus
favoritos, EVER!
Truque de
Mestre (2013)
Não se engane achando que vai ver um filme de extrema complexidade e inteligência de roteiro. Se você espera um denso e dramático "O Grande Truque" você vai se decepcionar.
Não se engane achando que vai ver um filme de extrema complexidade e inteligência de roteiro. Se você espera um denso e dramático "O Grande Truque" você vai se decepcionar.
Na verdade,
a genialidade (ou não) de "Now You See Me" está justamente no truque
que o Louis Leterrier utiliza. Ele brinca sim com a prestidigitação básica da
mágica, mas também usa muita pirotecnia e distrações visuais para esconder a
verdade.
O filme não
pretende ser nada super inteligente e não se compromete em nenhum momento com o
realismo. É diversão pura e simples, sem personagens complexos demais e pouca
profundidade dramática (não que não exista).
A direção
funciona muito bem, apesar de nos deixar tontos com tanto movimento (é o
Leterrier ne?). O elenco estelar está bem, os efeitos são legais e o
roteiro tem alguns furos que passam despercebidos por conta do ritmo ágil.
Porém, seus
defeitos não apagam o brilho do filme, já que no fim das contas ele cumpre bem
o papel a que se propôs, que numa citação BEM livre de uma das personagens é
basicamente entreter o público com um pouco de mágica. Não é ser enganado, é se
divertir.
Gigantes de
Aço (2011)
Não é que me
surpreendi com a sensibilidade do filme? Curti! Divertido, sensível, bem feito!
Ótimos efeitos visuais, sem muita poluição visual e sonora, bem montado. A
gente ENTENDE o que está vendo nas cenas de luta e isso é fundamental. Tem um
enredo sessão da tarde, mas é uma sessão da tarde bem executada!
A
Antropóloga (2011)
Um filme que
nas mãos corretas poderia ter sido uma obra prima do suspense.
A ambientação
perfeita, inundada pela cultura local, clima bizarro e que tinha tudo para
tornar o filme uma experiência perturbadora. Infelizmente, o roteiro começa bem
e desanda incluindo cenas desnecessárias, personagens dispensáveis e um
desfecho que poderia ter sido mais impactante.
A direção
também faz um trabalho competente na primeira metade do filme, a despeito da
produção precária, mas se perde junto com o roteiro.
Enfim, uma
ideia que poderia nos ter rendido um filme incrível, mas que se perdeu.
Comentários
Postar um comentário